Catarata

A catarata é uma lesão ocular que prejudica a transparência do cristalino deixando assim a visão embaçada como se se houvesse uma nevoa diante dos olhos. Ela é a principal causa de cegueira em todo o mundo.

Tipos



Congênita

Também conhecida como catarata infantil, esse tipo esta presente no nascimento ou se forma durante o 1º  ano do bebê. Nem sempre apresenta sintomas e ocorre quando a mãe tem alguma infecção ou abusou de substancias como drogas e álcool durante a gravidez, principalmente nos três primeiros meses de gestação.

Senil

Esta relacionada a idade e pode ser dividida em tipos dependendo da localização: Nucleares (centro da lente), Cortical (em volta das extremidades) e Subcapsular posterior (parte de trás da lente).

Secundária

Causada por fatores secundários como doenças ou medicamentos. Glaucoma e diabetes são doenças que podem causar a catara, no caso de glaucoma a cirurgia também pode causar. Além disso, medicamentos com esteroides também podem causar a doença.

Traumática

Quando ocorre algum traumatismo de contusão ou de perfuração no olho. Pode levar anos para se manifestar.

Radiação

Quando a catarata ocorre como consequência de uma exposição a certos tipos de radiação, exemplo no tratamento do câncer.
 

Prevenção


Para evitar ou retardar essa doença recomenda-se:
Não Fumar
Usar óculos escuro
Manter uma alimentação saudável
 

Tratamento

 Alguns médicos europeus e brasileiros optam por medicamentos e uso de óculos ou lente para aliviar as fases iniciais da catarata porém a efetividade de ambos não são comprovadas sendo assim a cirurgia o único tratamento efetivamente comprovado. Esse tratamento evoluiu muito e atualmente não precisa a doença está em grau avançado para optar pelo procedimento cirúrgico, a realização depende do grau de perda de visão e da avaliação do oftalmologista. O procedimento consiste na remoção da lente intra ocular do olho, normalmente, substituída por uma lente artificial para melhorar a visão. No caso de crianças, para não atrapalhar o desenvolvimento da visão o oftalmologista deve programar o mais rápido possível a cirurgia.